O Mix de Sementes não é o Vilão da História

Sabemos que a alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde das Calopsitas. É muito importante que ela tenha uma alimentação balanceada/equilibrada para que não faltem nutrientes e também não tenha gordura em excesso, pois ficarão mais propensa às doenças.

Em geral, as Calopsitas são classificadas como aves granívoras, porém em condições naturais sua dieta é bastante variada e consiste em uma grande variedade de grãos que podem chegar a 30 tipos diferentes, bem como folhas, flores, insetos e até mesmo frutos. Para obter seu alimento, essas aves voam muitos quilômetros e tem a liberdade de escolher os de sua preferência.

Entretanto, em um ambiente doméstico a exigência nutricional é muito diferente. Não precisam e muitas vezes nem podem voar e nem se quer precisam buscar o alimento, pois este é fornecido em abundância, freqüentemente em baixa variedade e em quantidade superior ao necessário.

Mas então por que as Calopsitas se alimentam de mistura de sementes?

É exatamente a Classificação como aves granívoras que nos leva a acreditar que sua dieta se restringe as semente. Por ser um alimento com alto valor energético, o que o torna preferido pelas aves, e mais acessível aos Tutores, tanto por seu baixo custo quanto por sua alta disponibilidade, a principal fonte de alimentos para estes Pets acaba sendo exatamente a mistura de sementes comercial.

Mas se na embalagem está escrito que é um alimento balanceado, por que tanta gente fala mal da mistura de sementes?

O estudo do comportamento das Calopsitas nos mostra que são aves extremamente seletivas aos alimentos, tanto com relação ao tamanho quanto forma, textura e valor energético. Por sua seletividade elas ingerem somente aqueles grãos de sua preferência, portanto os demais componentes da mistura de sementes, sejam eles grãos diversos ou ração extrusada, serão descartados. O que torna balancear uma alimentação com base em mistura de sementes um verdadeiro desafio.

Para diminuir a seletividade e o desbalanço nutricional, garantindo que as Calopsitas recebam os nutrientes, proteínas e vitaminas necessários e em quantidades corretas muitas vezes é necessário optar por fornecer rações extrusadas, verduras escuras e legumes próprios para a espécie. Para tanto é necessário um processo de dessensibilização, principalmente nas aves que nunca tiveram acesso a este tipo de alimento. Sem uma reeducação alimentar a Calopsita pode não comer e acabar passando fome, o que é muito perigoso.

Para te ajudar a introduzir Ração Extrusada e Alimentos Naturais na dieta da sua ave escrevi dois artigos: “Calopsita não come Ração Extrusada – E agora?” e “5 dicas para sua Calopsita aceitar Alimentos Naturais”. Com essas dicas e passo a passo espero te ajudar a aprimorar a alimentação e saúde do seu Pet.

 Se quiser descobrir qual é a alimentação mais adequada para a sua Calopsita consulte seu Médico Veterinário Especializado de confiança.

Picture of Marcos Malta

Marcos Malta

Engenheiro Agrônomo - Pós-graduado em Comportamento Animal - Auxiliar Veterinário de Animais Silvestres e Exóticos

Veja mais artigos

Segurança

Segurança em primeiro lugar

Hoje viralizar na internet com conteúdo fofinho, polêmico, ou até de outras páginas se tornou comum e utilizar

Alimentos

Cansada de bebedouro sujo? Entenda!

Água é a substância mais importante para os seres vivos. Fundamental para a formação, manutenção e desenvolvimento dos