Sabemos que, para diminuir a seletividade e o desbalanço nutricional devemos optar por oferecer como base alimentar às nossas aves rações extrusadas de boa qualidade e que sejam próprias para calopsitas, bem como alimentos naturais (verduras escuras e legumes). Mas o que posso fazer quando minha ave não aceita ração extrusada e não come alimentos naturais?
É necessário fazer uma reeducação alimentar, pois sua Calopsita não irá comer sozinha e muito menos se deixá-la passando fome.
A transição do mix de sementes para a ração extrusada deve ser feita da forma mais gradual possível, e de preferência com acompanhamento de um Médico Veterinário qualificado.
Lembre-se, cada ave responde de uma forma diferente às diversas metodologias e aos diferentes tipos de ração disponíveis no mercado, portanto é fundamental experimentar todas as alternativas possíveis.
Uma metodologia que tem trazido bons resultados consiste em disponibilizar a ração extrusada no primeiro horário do dia e antes da ave ter acesso ao mix de sementes de modo que essa seja priorizada nos momentos em que a ave busca por alimentos.
1 – Disponibilize ração extrusada e mix de sementes e comedouros separados na quantidade de 2 para cada ave, sendo 1 para extrusada e 1 para mix de sementes;
2 – Retire do recinto na hora de dormir todos os comedouros que contenham mix de sementes;
3 – No primeiro horário do dia deixe disponível somente ração extrusada e alimentos naturais (clique aqui para ver 5 SUPER DICAS) e permita que sua Calopsita explore estes alimentos na ausência do mix de semente por um curto período de tempo.
Atenção! Sua ave não deve passar fome. Após esse intervalo disponibilize mix de sementes à vontade para ela durante o restante do dia.
Sugerimos seguinte escala temporal:
1⁰ mês 30min sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
2⁰ mês 1:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
3⁰ mês 1:30h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
4⁰ mês 2:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
5⁰ mês 2:30h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
6⁰ mês 3:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
7⁰ mês 3:30h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
8⁰ mês 4:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
10⁰ mês 4:30h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
11⁰ mês 5:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
12⁰ mês 5:30h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
13⁰ mês 6:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
14⁰ mês 7:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
15⁰ mês 7:30h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
16⁰ mês 8:00h sem mix de sementes (restante do dia mix a vontade)
Proceda assim sucessivamente até que sua Calopsita esteja ingerindo quantidades suficiente de ração extrusada para se manter nutrida e que o mix de sementes passe a ser um petisco que pode ser oferecido esporadicamente.
Às vezes ficamos animados com pequenos resultados e queremos apressar o processo e pular etapas. Não faça isso, pois pode fazer com que sua ave perca peso e pare de comer. Sempre monitore o peso da sua ave em jejum, no mesmo horário do dia, para certificar-se que ela não está perdendo peso.
Lembre-se que o fato dela estar comendo pequenas quantidades de ração extrusada não garante que esteja ingerindo quantidades suficientes para se nutrir e que esteja pronta para uma dieta exclusiva de extrusada.
Avanços pequenos e contínuos são uma forma segura de transicionar de uma dieta de mix de sementes para a ração extrusada, mas leva tempo e exige paciência e determinação e lembre-se de consultar um Médico Veterinário Especializado para saber qual é a alimentação indicada para a sua Calopsita.