Todos os dias recebemos relatos de Tutores que perdem suas Calopsitas, muitas vezes por não terem Rede de Proteção para Calopsitas nas janelas ou por algum acidente doméstico que possa ter acontecido fazendo com que ela se assuste e voe para fora de casa.
Sua ave não voltará sozinha e não sobreviverá por muito tempo na natureza. Neste momento sua ave está próxima de casa, assustada e desamparada, portanto, siga essas três dicas para aumentar suas chances de encontrá-la.
1 – Tempo é fundamental: As primeiras horas são essenciais para localizar o seu Pet, portanto não perca tempo. Saia da Internet e comece a agir. Crie cartazes com foto, características básicas e telefone de contato (não esqueça de colocar o DDD). Saia pela rua distribuindo os cartazes e procurando por todo bairro. Visite vizinhos e prédios de condomínio (é muito comum elas entrarem em janelas altas). Cole cartazes em locais de grande circulação de pessoas e em Pet Shops.
2 – Contrate um carro de som: Praticamente toda cidade possui um serviço de divulgação por meio de carros de som, eles geralmente cobram por hora e costumam gravar a vinheta que será reproduzida. Você vai precisar informar as características básicas da ave, o local de onde escapou (não precisa passar o endereço completo, o nome da rua já ajudará as pessoas a se referenciar), além de telefone para contato (novamente não esqueça do DDD).
3 – Use a tecnologia a seu favor: Espalhe a notícia nos grupos de WhatsApp da sua Rua, do Bairro e/ou Condomínio. Quanto às Redes Sociais, aqui estamos partindo do princípio de que quem encontrou o seu Pet quer muito encontrar o dono, portanto é algo que possui um retorno a longo prazo. No primeiro momento não dediquem muito tempo nas Redes Sociais, muitas vezes seus posts atingirão pessoas em cidades distantes a sua e essa ação só será efetiva se alguém encontrar a sua Calopsita e tiver familiaridade com os perfis relacionadas às Calopsitas (o que não é a maioria dos casos).
Tudo isso depende da boa vontade de quem encontrou querer devolvê-la, mas são frequentes os casos de pessoas que procuram e não conseguem encontrar o Tutor do animal. Quando oferecemos possibilidades para alguém de boa vontade são maiores as chances de reaver o Pet perdido.
E lembre-se, a melhor forma de evitar fugas é instalando Rede de Proteção para Calopsitas nas janelas da sua casa.
