Em um estudo comparativo entre o tamanho das partes do cérebro de psitacídeos conclui-se que o deles é o proporcionalmente maior que todas as outras espécies de aves (COVAS; GRIESSER, 2007).
Aprendem sons e são capazes de modificar sons, essa habilidade permite identidade no grupo que pertencem, proteção a predadores podendo se diferenciar de predadores no solo ou no ar, busca por parceiros reprodutivos, defesa de território, comunicação geral entre indivíduos do grupo e comunicação abstrata (JARVIS, 2006).
Psitacídeos são capazes de rotular símbolos, categorizar objetos, comparar categorias, contar, resolver tarefas de lógica e algoritmo, planejar ações, comunicação referencial e abstrata. Capacidade essa comparada a uma criança de 4 anos e até de aprender a comunicação vocal (PEPPERBERG, 2001).(PEPPERBERG, 2017).
Com características extremamente sociais, o grupo social é formado por casais mais próximos com filhotes, e monogâmicos. Animais mantidos como Pets são muitas vezes mantidos isolados e a companhia humana não consegue suprir suas necessidades, as gaiolas tradicionais são minúsculas se comparadas ao espaço que o animal teria em vida livre, baixo nível de atividade, é fornecido um excesso de água e comida com ocorrência crônica de manejo inadequado surgem alterações, animais mantidos em cativeiro podem desenvolver comportamentos repetitivos sem função conhecido como comportamento estereotipado, essas ações não são encontradas em animais de vida livre, o arrancamento de penas é um exemplo de um comportamento de limpeza que se exacerba ao ponto de começar a danificar a estrutura das penas e pode evoluir para a mutilação (TOFT, 2015).(TOFT, CATHERINE A , WRIGHT, 2015).
A Síndrome do Arrancamento de penas ocorre rotineiramente na clínica de aves, afeta principalmente psitacídeos. Seu principal sintoma é a má condição das penas, que pode chegar até a mutilação da musculatura.
As aves são animais que passam muito tempo de sua rotina diária cuidando das penas, e a boa condição das mesmas pode ser determinante na sobrevivência do animal como o vôo, a manutenção de calor e a reprodução estão ligadas diretamente ao empenamento. Os fatores que causam o desenvolvimento da alteração podem ser virais, bacterianos e até parasitários e depois de descartados todos esses fatores anteriores comumente encontramos o estresse associado a erros de manejo, nutrição, solidão, impossibilidade de vôo, baixo estímulo cognitivo alterações gerais nas necessidades básicas das aves (HARRISON, 1994). (RITCHIE; HARRISON; HARRISON, 1994).
Para o tratamento deve se buscar um profissional médico veterinário especializado em animais silvestres, onde existe a possibilidade do tratamento com Homeopatia e Fitoterapia.
COVAS, R.; GRIESSER, M. Life historyandtheevolution of family living in birds. Proceedings of the Royal Society B: BiologicalSciences, v. 274, n. 1616, 7 jun. 2007.
PEPPERBERG, I. M. Animal languagestudies: Whathappened? Psychonomic Bulletin and Review, 2017.
RITCHIE, B. W.; HARRISON, G. J.; HARRISON, L. R. Avian Medicine andAplication. In: HARRISON (Ed.). Avian medicine: principlesandapplication. 1. ed. Lake Worth, FL: :WingersPublishing Inc., 1994. v. 1.