Calopsitas são animais domésticos que, por serem presas na natureza, se sentem mais seguras no ambiente onde vivem, dentro de casa.
Levar sua Calopsita para “passear” em parque, praia ou até mesmo na calçada da sua casa irá submetê-las á riscos de transmissão de doenças, ingestão de plantas tóxicas, contato com predadores e fugas. Para garantir a segurança da sua ave deixe-a dentro de casa.
Caso seja necessário levá-la e transportá-la certifique-se que esteja segura e no interior de um transporte adequado durante todo o percurso.
Existem diversos modelos de bolsas de transporte, cada um atende melhor sua finalidade.
As Bolsas de Transporte tradicionais costumam ser mais discretas e uma boa opção para a maioria das aves. Permitem o transporte seguro de animais que se assustam com facilidade. Por possuir boa ventilação e ser mais discreta são mais indicadas para o uso no dia a dia e viagens curtas.
As Mochilas de Transporte permitem que a ave observe tudo o que ocorre em seu entorno, portanto são indicadas para Calopsitas habituadas a esse tipo de exposição, não sendo indicada para aves que se assustam com facilidade. Por possuir uma cúpula em acrílico o contato com os raios solares pode elevar a temperatura interna, portanto seu uso deve ser com cautela, preferencialmente em locais climatizados (com ar condicionado) durante curtos períodos de tempo.
Ao adquirir um transporte atente-se aos seguintes pontos: para assegurar o conforto e bem-estar do seu Pet, todo transporte deve ser de uso individual (comporta apenas uma ave); deve ser confeccionado em tecido resistente, lavável e preferencialmente em cor neutra, para reduzir o estresse do transporte; ambas as laterais deve conter telas que permitem a passagem de ar e proporcionem conforto térmico e ventilação em seu interior; sua estrutura deve ser resistente e proporcionar segurança caso algo caia sobre a bolsa, evitando o esmagamento; um poleiro firme, diâmetro adequado, é indispensável para que sua ave se sinta confortável em seu interior.
Jamais transporte sua Calopsita solta no interior do veículo. Se o animal andar solto dentro do carro pode tirar a atenção de quem dirige e você pode ser multado segundo o Art. 169 do Código de Trânsito Brasileiro. Além de ser extremamente perigoso, pois sua ave pode voar para o banco do motorista e atrapalhar a condução, se houver uma batida ela será projetada para frente.

Coleiras para Calopsitas são contraindicadas. O peitoral comprime o corpo da sua Calopsita causando dificuldade respiratória, pois aves não possuem diafragma, sua respiração depende da expansão torácica. O peso do acessório chega a representar 10% do peso vivo de uma Calopsita, esse excesso de peso é prejudicial, pois exige muito esforço do animal. Caso a ave se assuste e voe com o assessório, a coleira pode enroscar em um galho ou árvore e ficará presa, se você segurá-la pela guia o impacto será inevitável e sua Calopsita pode acabar com costelas fraturadas e sacos aéreos perfurados. As aves possuem pele extremamente sensível, portanto os elementos metálicos do acessório podem facilmente causar perfurações.
