A Medicina Preventiva existe, para melhorar a qualidade de vida do tutor e do seu pet. Pequenas condutas no dia a dia podem prevenir diversas doenças, aumentando a expectativa de vida e deixando o convívio com a sua ave muito mais prazeroso.
Após atuar diretamente com emergências e urgências, encontrei na prevenção a minha vocação e hoje, foco a minha atuação em ajudar tutores a cuidarem, ainda melhor, dos seus animaizinhos.
Por isso, estou trazendo para vocês 4 dicas preventivas de ouro para você tutor de calopsita.
1. O brinquedo ideal faz toda a diferença
As aves adoram brinquedos que elas possam descascar, destruir e triturar. Então, você concorda comigo que os brinquedos de plástico não são os ideais para suprir as necessidades fisiológicas das aves de ser bagunceiras?
O brinquedo ideal deve ser de madeira, pinus, rolhas ou palitos, materiais que elas possam ”tocar o terror”. É sempre bom evitar brinquedos coloridos, a fim de evitar qualquer risco de intoxicação.
2. Você usa todo dia o mesmo sapato? Então por que a sua ave pisa todo dia no mesmo poleiro?
O ideal é que você disponha no ambiente do seu pet, poleiros de diferentes texturas, tamanhos, formatos e em alturas diferentes. Essa pequena mudança vai estimular a sua ave a se movimentar e previne a pododermatite, que ocorre em aves que pisam no mesmo tipo de material todo dia.
Evite colocar os poleiros sobre comedouros e bebedouros, a fim de evitar que a sua ave defeque nos alimentos. Evite também, os poleiros de plástico, pois não trazem benefícios para o seu pet.
3. O sono é um momento sagrado!
Uma boa noite de sono é fundamental para a sua saúde e para a saúde do seu animalzinho. As aves têm a necessidade de dormir 12 horas por dia, devendo ser colocadas em um ambiente escuro e tranquilo ao anoitecer e têm a tendência de acordar ao amanhecer. Um ambiente escuro e tranquilo é tão importante, porque as aves podem apresentar o famoso “pânico noturno”.
Algumas estratégias podem ser adotadas para que o seu pet se sinta melhor na hora de dormir, como dispor de sons ambientes e uma meia luz, no tom verde ou azul (uma boa opção são aquelas luzes de quarto de bebê, que são colocadas na tomada).
Se a sua ave sofre com o “pânico noturno”, é recomendado tirar na hora de dormir, os brinquedos, comedouros e alguns poleiros, a fim de evitar que ela se debata e acabe se machucando dentro da gaiola.
4. Um dos pilares da saúde é a alimentação!
Um dos principais responsáveis pela minha rotina clínica médica, de caráter de urgência e emergência, é a alimentação incorreta. Uma boa alimentação previne diversas doenças como as hepáticas, renais, oncológicas, tegumentares e várias outras.
A base da alimentação das calopsitas deve ser a ração extrusada de qualidade, juntamente com legumes e verduras. As sementes podem sim, fazer parte da dieta do seu pet, mas somente em pequenas quantidades. As muito ricas em gordura, como a semente de girassol, são contraindicadas.
Mas atenção, toda mudança na alimentação da sua ave deve ser supervisionada por um Médico Veterinário, para a segurança do seu pet. Os Psittaciformes tendem a ser neofóbicos, ou seja, eles têm medo de coisas novas, e podem rejeitar a nova dieta.
Outro ponto importante na alimentação são os comedouros. Materiais como plástico e alumínio, são sempre desaconselháveis. Foque nos acessórios de cerâmica, que são muito mais seguros, resistentes e fáceis de limpar.
Portanto lembre-se de consultar preventivamente um Médico Veterinário Especializado para avaliar a saúde da sua calopsita.