A alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde da sua Calopsita. É muito importante que ela tenha uma alimentação balanceada/equilibrada para que não faltem nutrientes e também não tenha gordura em excesso, pois ficará obesa e mais propensa a doenças.
As Calopsitas são extremamente seletivas aos alimentos, tanto com relação ao tamanho como forma e textura, o que torna a alimentação balanceada um verdadeiro desafio para o tutor. Infelizmente, por ser de preferência das aves, a principal fonte de alimentos acaba sendo exatamente a mistura de sementes. Pelo mesmo motivo, quando ofertamos sementes misturada à ração extrusada, é comum eles selecionarem e comerem somente os grãos que gostam e acabarem com uma dieta desbalanceada.
Para diminuir a seletividade e o desbalanço nutricional devemos optar por rações extrusadas próprias para calopsitas. Além da ração é muito importante oferecer diariamente alimentos naturais, verduras escuras e legumes próprios à espécie. Para tanto é necessário um processo de reeducação alimentar, pois sua calopsita não irá comer se deixá-la passando fome.
Consulte um Médico Veterinário Especializado para descobrir qual é a alimentação mais adequada para a sua Calopsita.
Nos próximos artigos traremos dicas de como oferecer alimentos naturais e fazer a transição para ração extrusada
